Apontado pela revista “Time” como “o príncipe do plástico”, título que parece lhe cair como uma luva tendo em vista seus trabalhos mais festejados nos últimos anos, o designer egípcio (naturalizado americano) veio justamente para incentivar o uso do design como diferencial competitivo na indústria plástica nacional e participar de rodadas de negócio com clientes potenciais. “Não há dúvidas de que o uso do plástico tornou o mundo mais fácil. Mas é preciso repensar esse material”, diz Rashid.
A solução, ele mesmo indica: é preciso investir na reciclagem do plástico, bem como incentivar mais pesquisas e usos para o plástico ecológico, feito a partir de matérias-primas renováveis, como a cana-de-açúcar e o milho. “Falo isso há mais de 10 anos às indústrias, mas a decisão final não é minha. Meu papel é ser um provocador e mostrar as possibilidades de se ter um mundo melhor, de se agir com responsabilidade social.”
Design é pensar o futuro
Quem vê o portfólio de Karim Rashid acha difícil encontrar um segmento no qual ele ainda não tenha se embrenhado, de mamadeiras a talheres, móveis, relógios, garrafas, telefones celulares e sua mais nova paixão, interiores de hotéis. “É muito bom poder trabalhar com uma visão mais ampla, projetando todos os detalhes de um ambiente, dos móveis, ao tapete, cortinas, papelaria, tecidos”, comenta ele, que começa também a tomar gosto pela arquitetura fazendo o caminho oposto ao habitual (arquitetos que se tornam designers de interiores e objeto). “Os arquitetos raramente pensam nos detalhes, eles gostam de olhar o todo, mas se esquecem de que, à noite, eles também vão querer dormir em uma cama confortável.”
Acesse <delas.ig.br/casa/decoracao> e veja outras peças de Karim Hashid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário