Olá pessoal! A dica da loja desta semana é da Designer de Interiores Andreia Rocha, consultora técnica da Leroy Merlin de Jacarepaguá (Rio de Janeiro).
Bem, os prontos também são excelentes opções para uma boa decoração, mas falaremos deles numa outra ocasião. Hoje falaremos dos nichos feitos diretamente na parede.
Os nichos são soluções práticas e baratas, mas que devem ser usados de forma ordenada e sem exageros.
No caso dos banheiros eles podem ser utilizados para comportar revisteiros, papel higiênico, shampoo, condicionador, cremes, saboneteiras, decorações ou o que mais a sua criatividade lhe propuser.
Em salas eles expõem, quase que em sua maioria, decorações de um modo geral: vasos, quadros encostados, esculturas, etc.
Já para a sala de jantar podemos utilizar os nichos com revestimento de fundo em espelho, por exemplo. Ou quem sabe, um expositor de vinhos…
No quarto os nichos podem nos ajudar a manter os livros em ordem, bibelôs engraçadinhos, bonecas ou carrinhos no caso de quartos infantis.
Esses nichos podem conter ou não iluminação embutida, e essa iluminação dá um charme todo especial aos nichos, mas não pode ser utilizada em qualquer lugar.
Como assim, Andreia?
Tá, digamos que você tenha uma Área de Banho, ou seja, um Box minúsculo, aí você decidiu colocar um nicho pra economizar no espaço. Dá pra colocar iluminação nesse nicho?
Claro que NÃO! Elétrica e água não combinam!!
Então, regrinha básica: se tem água por perto, nada de iluminação dentro do nicho, ok?
Tá Andreia, mas como eu faço o nicho? Em que altura eu coloco? Com qual largura, altura e profundidade esse nicho deve ficar?
Vou apresentar um projeto 3D meu detalhado, com os dois tipos de nichos nele, ou seja, o NICHO CUBO e o NICHO DE PAREDE.
Vamos ao detalhamento do projeto:
Nesta última imagem, identificamos claramente que o item 07 é um Nicho Cubo, é externo. O item 04 é um nicho embutido na parede.
Neste projeto observamos que é possível a implantação de dois nichos, um acima do outro dentro do Box e que a iluminação foi garantida pela claraboia e pelos spots localizados na área de banho.
Já neste utilizamos três nichos acima de uma banheira. Como podemos observar, a quantidade de nichos utilizada pode ser variada.
Enfim, tudo isso alinhado ao bom senso na hora da criação, fará com que seu projeto fique prático, bem pensado e ainda economize espaço.
Espero que vocês tenham gostado das dicas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário