quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TELHADO BRANCO DIMINUI CALOR DOS AMBIENTES INTERNOS

Para quem ainda vai construir, as opções vão além da simples pintura, no tocante à sustentabilidade. Empresas do setor de telhas já incluem em seus mostruários opções de cores que vão ao encontro da causa, como pérola, marfim e, claro, o branco. Os materiais também são diversificados e os preços variam de acordo com o material.
Segundo o Green Building Council Brazil, telhas de barro ou cerâmica e as galvanizadas são as melhores, por absorver menos o calor. Mas qualquer cobertura clara já ajuda a refletir os raios do sol e diminuir a temperatura interna dos imóveis. Os resultados são muito parecidos aos dos telhados verdes, que têm como grande vantagem o fato de atuarem como um filtro natural para reservatório da água da chuva.
“O GBC apoia qualquer uma destas iniciativas porque melhoram a qualidade de vida dos usuários e ainda implicam menor consumo de energia”, diz Marcos Casado, gerente técnico da entidade.
Para 2011, a intenção da entidade é ampliar a campanha “One Degree Less” e conquistar ainda mais adeptos pelo país.
“Vamos investir em campanhas de conscientização para atingir o grande público”, diz Nelson Kawakami, do GBC.
Outra entidade que apoia a ideia é a Caixa Econômica Federal. O banco não chegou a aderir à campanha, mas mantém o Selo Azul, uma espécie de certificação para os empreendimentos que financia. O selo define uma série de parâmetros de sustentabilidade a serem seguidos pelas construções que quiserem a certificação - tudo pensado de acordo com a região climática do país. Entre eles, está a pintura de paredes e coberturas com cores claras nas cidades que ficam nas regiões mais quentes.
Casas de alto padrão ganham telhas brancas também - E não são só as construções populares que entram na onda dos telhados claros. De olho nos novos tempos, algumas construtoras também já começam a investir em prédios e casas de médio e alto padrões com esse tipo de cobertura. A Fator Realty está lançando um empreendimento em Angra dos Reis (RJ), em que as 64 casas construídas terão telhas de cerâmica clara, material que reflete os raios solares e absorve menor quantidade de calor. Um hotel cinco estrelas também será erguido na região com cobertura clara.(Foto: Divulgação)
“Construções sustentáveis são um ponto fundamental para a classe AA, principalmente num paraíso ecológico como Angra. Já as classes média e alta têm a consciência dessa necessidade, mas na maioria das vezes não quer arcar com os custos mais altos. No caso da telha clara, a diferença percentual no custo total da obra não chega a ser representativa”, diz Paulo Fabbriani, diretor-executivo da Fator Realty, referindo-se a projetos como um todo.
“Além da questão da sustentabilidade, o efeito estético, suave e elegante, agradou em cheio aos compradores. A maioria deles desconhecia os impactos positivos de uma medida tão simples para o meio ambiente e, claro, para o bolso”, avalia Joana Alvim, arquiteta da Rubi Arquitetura, também do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Thеse are really great ideas іn regагdіng blοggіng.
    You have toucheԁ some good factorѕ hеre.
    Any way keеp up wrіnting.
    My web-site : ab doer twist workout

    ResponderExcluir