quinta-feira, 17 de março de 2011

TRANSFORMAÇÃO DA PAREDE: VINIL COMO AZULEJO!

Olá, amigos do design!
Vejam que matéria interessante encontrei sobre transformação de ambientes no site ZAP IMÓVEIS:

A publicitária Thalita Magalhães, do blog Casa de Colorir , ensina a transformar uma parede de azulejos sem vida num painel vintage colorido, usando apenas adesivos. E sem gastos altos. Basta ter conhecimento básico de programas de computador. Se você não tiver, chame um amigo para ajudá-lo nessa parte.
Com imagens adesivadas em vinil, é possível criar um painel para uma parede de azulejos (Foto: Divulgação)
Com imagens adesivadas em vinil, é possível criar um painel para uma parede de azulejos (Foto: Divulgação)

1 - Antes de botar a mão na massa, faça uma pesquisa em sites de busca por imagens que gostaria de ter em sua parede. Elas precisam ter boa resolução, de ao menos 240 dpi. Thalita dá algumas sugestões de nomes para facilitar a procura, como: Vintage Pattern, Tile, Tile Pattern, Cute Pattern, Bohemian Pattern, Cute Prints, Antique Prints. Mas não precisa se guiar apenas por elas. Dê asas à imaginação e procure desenhos, fotografias ou pinturas para montar um painel com a sua cara.
2 - Achou? Pois bem. Meça o seu azulejo para poder formatar as imagens que escolheu. Ok, se você não tem ou nem mesmo conhece esses programas de edição de imagens, a blogueira dá a dica de um com download gratuito e de fácil navegação: o Paint.net . Lá, você pode redimensionar as suas imagens, dando-lhes as medidas exatas do seu azulejo.
3 - Ainda usando o programa de computador, monte um painel com as imagens já redimensionadas. Salve o arquivo para imprimi-lo numa gráfica. De acordo com Thalita, o papel de vinil é um bom suporte, por ter um preço acessível e ser de fácil manutenção. Uma folha com 49 imagens impressas, medindo cada uma delas 15×15 cm, sai por uma média de R$ 60. Dependendo do número de azulejos e de suas medidas, você pode precisar de outra folha de impressão. As gráficas geralmente possuem o serviço de refilamento. Portanto, você pode ir para casa com todas as imagens já cortadinhas.
4 - Antes de colar os adesivos, limpe bem a parede com álcool ou um desengordurante. Isso garante a aderência do vinil. Agora, é só colar os adesivos nos azulejos, um por um.
5 - Vale mais uma dica. Alguns azulejos podem ter medidas diferentes (aqueles que ficam no limite com o teto, o piso ou o fim da parede). Por isso, tenha um estilete em mãos para poder refilar as imagens que necessitarem de um corte para caber na cerâmica.

Com estas dicas da reportagem, sua parede está pronta! E o melhor: transformação rápida, sem quebra-quebra e bagunça. Esta ideia vale também para guarda-roupas que precisam de reforma, como o meu. Depois eu mostro o que eu fiz com o guarda-roupa velhinho, ok? Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário