domingo, 3 de junho de 2012

OBRA DE BERNARDO FIGUEIREDO EM GOIÂNIA

   Assim como Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro, Bernardo Figueiredo (foto ao lado) foi importante nos anos 1960 na criação dos móveis que dão formas ao conforto e valorizam os materiais brasileiros, como o couro, o jacarandá e a palha. Ao lado de Oscar Niemeyer, ele desenvolveu o mobiliário para o Palácio dos Arcos, em Brasília.
    Bernardo começou a desenhar móveis quando ainda era estudante na Faculdade Nacional de Arquitetura (atual Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ). Formado em 1957, ele chegou a colaborar com Sergio Rodrigues na OCA e em projetos arquitetônicos, mas logo passou a criar sua própria linha de móveis residenciais. Fez em seis anos cerca de 80 peças.
    Nos últimos anos, Bernardo atuou mais como arquiteto em seu escritório Arquitetura Espacial, no Rio de Janeiro. Infelizmente, ele faleceu no dia 24 de maio. Na Dpot estão à venda a poltrona Rio (ao lado) e sofá Conversadeira (acima)
 Abaixo, a cúpula central do Shopping Flamboyant, de Goiânia, com três tipos de vidro laminado para filtrar a luz solar. Uma obra do escritório Arquitetura Espacial, comandado até o ano passado por Bernardo.



Por Mariana Dêgelo, do blog Arquitetando

Nenhum comentário:

Postar um comentário