quinta-feira, 25 de abril de 2013

TIPOS DE TORNEIRAS

As torneiras podem ser classificadas de acordo com a temperatura da água que recebem, sendo as torneiras simples feitas para pontos únicos de água fria, e misturadores aqueles que são ligados a 2 pontos na parede, um de água quente e outro de água fria. Os misturadores normalmente possuem dois registros de abertura na peça, porém existem também os chamados misturadores integrados ou monocomando, com uma única chave de abertura, que quando girada para um lado oferece água quente, e para o outro água fria. Misturadores são chamados de “termostáticos” quando a temperatura pode ser regulada de acordo com o grau de abertura.
CLIQUE PARA VER NA LOJA
CLIQUE PARA VER NA LOJA
CLIQUE PARA VER NA LOJA
De acordo com o local de instalação, as torneiras são classificadas como de parede, de bancada, ou até mesmo de piso e de teto. Esta posição é definida normalmente por critérios subjetivos e estéticos, sendo no entanto importante salientar a maior facilidade de manutenção das torneiras de bancada, já que o sistema de escoamento (sifão) fica externo, sem exigir a quebra da parede em caso de manutenção. O importante é adquirir modelos que estejam de acordo com os pontos existentes na parede, já que suas posições são diferentes. Ou então, caso os pontos ainda não tenham sido executados, que sejam feitos de acordo com as peças escolhidas.
Para as torneiras de parede, o ponto de saída da água é mais alto, e a torneira é instalada diretamente neste local. Existem modelos de torneiras de parede retas ou de bica alta. As torneiras retas são aquelas que saem da parede de maneira perpendicular, e as de bica alta primeiro sobem, para depois fazerem uma curva para a queda da água. Em torneiras retas, o ponto de saída da água deve ficar a aproximadamente 25cm acima da bancada ou do topo da cuba, caso ela seja de apoio. Já nas de bica alta, esta medida deve ser de cerca de 15cm.
CLIQUE PARA VER NA LOJACLIQUE PARA VER NA LOJA
CLIQUE PARA VER NA LOJA
As torneiras de mesa ou torneiras de bancada são instaladas, como  o nome já diz, na bancada, e o ponto de água da parede é mais baixo. O sifão é instalado neste ponto, ficando aparente, e sobe até a torneira. Esta solução é mais prática em termos de manutenção porém faz com que o sifão fique no meio do armário inferior, reduzindo o espaço de armazenagem e as possibilidades de uso, como gavetas, por exemplo. As torneiras de bancada possuem diferentes alturas, de acordo com o modelo, e somente as mais altas podem ser utilizadas em conjunto com cubas de apoio.
CLIQUE PARA VER NA LOJA
CLIQUE PARA VER NA LOJA      CLIQUE PARA VER NA LOJA

As torneiras de piso, ainda pouco conhecidas, são representadas no Brasil por alguns poucos modelos, como a linha Tube, da Deca, e são utilizadas normalmente – mas não necessariamente – com a cuba também de piso. Da mesma maneira que as torneiras de teto, também ainda pouco utilizadas, são alternativas interessantes para situações em que não exista uma parede perto da cuba. Nestes casos a peça ganha muito destaque e valorização, sem carregar o visual.
CLIQUE PARA VER NA LOJA
TORNEIRA DE TETO
(Preços obtidos em 24-03-2013)
FONTE: www.dicasdearquitetura.com.br 

2 comentários:

  1. Faltou só citar as geniais torneiras britânicas: http://2.bp.blogspot.com/-fRtB-I6vnbg/TvB5gsoo5yI/AAAAAAAAA0A/MUelZeNq6O8/s640/annoying+british+taps.jpg. Misturador para quê? ;-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comenário. Vi as imagens e rachei de rir. Bjs.

    ResponderExcluir